sexta-feira, 5 de junho de 2015

Cidades #1 - Queenstown

De todas é a minha favorita. Por isso resolvi começar por ela.

E nada mais justo do que iniciar falando sobre sua maior qualidade: seu tamanho. Pequena. Tão pequena que podemos chamar de vilarejo. Tão pequena que fica difícil acreditar que o mundo todo procura ela.

Aí vem o grande contraste. Por lá existe um movimento tão intenso que não seria heresia afirmar que ela é pacata. Não, jamais! Queenston é jovem, é radical, é festeira. Uma química confusa e impressionante. Mais impressionante ainda é perceber que esse agito não mata sua alma.

Sim, cidades tem almas e lá existe a pureza que deveria fazer parte de qualquer comunidade: o importante é o que importa.

Um conceito que talvez seja difícil de entender por ser muito simples. E teimamos em viver na complexidade.

Por isso eu explico. Até pra eu entender.

Foram apenas 5 dias por lá e nesse curto período eu já sabia quem era o cara que me serviria o café na minha cafeteria favorita. Assim como conhecia o cara do ponto de ônibus e a mulher que regava o jardim às 9h. Se em 5 dias eu saquei isso, imagina quem mora lá. Os grandes protagonistas da cidade são pessoas como a professora, o carteiro ou a menina da loja de quadrinhos (Sim, tem uma loja de quadrinhos!).  Pessoas importantes, geralmente esquecidas nas sombras dos prédios das grandes cidades.

Lá elas tem a luz que merecem.

Você vê o quanto isso é especial? Pessoas tornam o lugar melhor. Provavelmente é influência da natureza.

E que natureza!

Carros não abafam os pássaros. Patos navegam pelos lagos. E os lagos transam com as montanhas. Ah, as montanhas. Não morra sem antes sentir o vento gelado que vem delas. Seu corpo merece isso. Sua alma também. Assim como seus olhos têm o direito de ver as árvores pintadas de vermelho no Outono por lá.

Aliás, conheça Queenstown no Outono. Espere para ver como fica no Inverno. Não corra, pois tem a Primavera, imagina tudo colorido? Já que está ali, aproveite e fique pro verão. Dizem que é o período mais agitado da cidade.

Talvez no meio disso tudo você vai sentir uma vontade imensa de ficar. Pois já vai ser um daqueles caras que todo mundo conhece. E uma daquelas pessoas que não encontrou mais motivos para sair de lá.

Quero voltar.

Um comentário: